Compre pelo WhatsApp de seg à sex das 8h às 18h!
Meu carrinho

11 Dicas de Organização para Closet Masculino

“Tudo o que se vê, se usa”. Este é o mote que a personal organizer Aline Delavy, convidada de hoje, passa para seus clientes no momento da organização de um closet ou guarda-roupas. “Saber manter tudo organizado ajuda a economizar tempo e agiliza a rotina diária”, afirma a especialista. Por isso, vamos conferir hoje as 11 dicas de Aline Delavy para manter o closet masculino organizado e impecável.

 

 

 

11 dicas de organização para o 

closet masculino

 

Com mais liberdade na moda e visuais mais arrojados, os homens ganharam, ao longo dos anos, um guarda-roupa bem eclético, conciliando desde ternos até itens mais causais. Conseguir organizá-lo da maneira adequada se tornou uma tarefa tão detalhista quanto arrumar o feminino. “No quesito organização, muitos homens são meticulosos e gostam de ter à mão tudo o que necessitam, principalmente quando o assunto é vestuário”, afirma Delavy.

 

 

Por isso, o assunto requer cuidado e atenção. Alguns truques simples facilitam e muito na correria do cotidiano. “Não basta manter tudo em ordem, é preciso ter uma lógica na hora de organizar”, afirma a personal organizer. “Assim fica mais fácil visualizar o que procura e ter tudo sempre à mão”.

 

 

Para ajudar os homens a organizar seus armários, a personal organizer Aline Delavy dá algumas dicas importantes para manter a organização impecável e prática.

 


1) Ternos. Devo ou não deixar na capa?

 

Sempre utilizar cabides especiais para este tipo de roupa. Se optar por deixa-los em capa, use a que veio da loja quando comprou o terno. Agora se for capa de plástico de lavanderia, o melhor é descarta-la para não causar mofo. No entanto, se a capa é algo que não se abre mão, o ideal é manter uma capa de TNT.

 


2) Gravatas. Como organizar de forma que não amasse?

 

Homens que usam gravatas costumam ser muito exigentes com a armazenagem deste acessório. Delicadas e pequenas, elas requerem cuidados e não pode ser guardadas dequalquer maneira. Há diversas opções, como:

 

  • Cabides com divisórias – é usado quando há espaço para pendurar;
  • Colmeias organizadoras de TNT – é possível colocar uma gravata em cada nicho;
  • Divisórias de acrílico ou plástico – podem ser feitas dentro da gaveta e de acordo com o tamanho que a gravata fica quando enrolada;
  • Caixas – existem caixas de madeira ou cartonadas feitas especificamente para esta finalidade.


 

3) Camisas Sociais. Qual o padrão?

 

As camisas sociais ficam em cabides sempre! Antes de pendura-las, feche o primeiro botão e separe-as respeitando o degrade das cores (do escuro para o claro). Outra forma de separa-las é por modelo (xadrez, listras, colarinho e punho de outra tonalidade), manga curta e manga comprida.


 

4) Camisetas. Dobrar ou manter no cabide?

 

Para pendurar as camisetas o único ponto de atenção é em relação ao tecido da peça. Se for de malha, jamais pendure, pois a peça irá esticar. Já as modelos Polos podem ser penduradas em cabides. Dependendo do espaço de cada armário, normalmente dobramos e organizamos nas gavetas em forma de cascata (uma peça atrás da outra), contando com o apoio das colmeias organizadoras. Mas, se a opção for coloca-las em prateleiras, não faça pilhas altas, pois quando for pegar a última camiseta, poderá amassar as demais.

 


5) Bermudas e calças. Dobro ou penduro?

 

Se há espaço sobrando, prefira pendurar as calças e shorts. Cada peça em um único cabide infantil (veludo ou acrílico). Assim, a calça não escorrega e você vê tudo o que tem.

 


6) Cuecas e meias. Como não perder tempo procurando esses itens?

 

Use e abuse das colmeias organizadoras, elas auxiliam no ganho do espaço e otimização de tempo. São recomendadas para organizar as cuecas e meias em forma de cascata. Dobre as meias e acomode cada uma em um compartimento. Separe, também, as de ginástica das sociais. O que você vê, você usa.

 


7) Sapatos. Qual a forma correta de guarda-los?

 

Deixe sempre a vista os sapatos que você mais usa. Sapatos com pouco uso, podem ser colocados em caixas e guardados na parte superior do armário.

 


8) Cintos. O que fazer com eles?

 

Este acessório deve ser pendurado em cabides próprios. Outra opção é guarda-los enrolados dentro das gavetas. É preciso tomar cuidado para não aperta-los demais, para não prejudicar o material.


9) Higiene pessoal. Como organiza-los?

 

O ideal é categorizar os itens de higiene pessoal por tipo, como por exemplo: para barba, cabelo, banho, etc. Depois, organize em cestos ou caixas, etiquetando para facilitar o dia a dia. Isso evite o desperdício de tempo procurando cada item.

 


10) Divido o espaço do armário com a minha esposa. E agora?

 

Separe uma parte do armário para cada um. Dessa forma, cada peça ou item terá seu local definido, sem gerar bagunça. No máximo, se tiver somente 4 gavetas, por exemplo, deixe 2 gavetas para cada um, e use para itens mais íntimos como lingerie, cueca, meia, pijamas; porém cada pessoa terá a sua gaveta. Não misture os itens do casal.

 


11) Como guardar coleções de livros, revistas, jogos...

 

A primeira pergunta que devemos fazer é: com qual frequência você olha as suas coleções? Se for bem esporadicamente, sugerimos guardar em caixas, no baú da cama box ou na parte superior do armário. Caso o uso seja mais frequente, guarde em caixas e em locais na parte inferior do armário, facilitando o manuseio. Categorize as coleções por tipo: camisetas, álbum, livros, chaveiros e coloque em caixas organizadoras etiquetadas e separadas.

 

 

Aline Delavy

Aline Delavy
Personal Organizer criadora do métdo "Organize em 15 Minutos".
É especializada em organização residencial e planejamento de mudanças residenciais.
Para mais informações acesse meu Instagram e meu site.